1973 - 1 de Maio.
HISTÓRIA DA ESCOLA PICONZÉ...
1- Origem do nome:
O nome da Escola foi escolhido pelos professores Paulo Amaury Cappellano Rugno e Marlene Alves Rugno após assistirem um filme infantil, cujo personagem se chamava Piconzé, e de passagem pela cidade do Rio de Janeiro conheceram um parque com o nome sugestivo de “Diverlândia”.
Piconzé é portanto um personagem do cinema nacional.
O garoto Piconzé tenta resgatar Maria Esmeralda, sua melhor amiga, das garras do vilão Gustavo Bigodão.
É esse o enredo de Piconzé, primeiro longa-metragem de animação brasileiro totalmente em cores, lançado em 24 de janeiro de 1973. Levou seis anos para ficar pronto. Na trilha sonora, canções de Damiano Cozzella com letras de Décio Pignatari.
Dirigido pelo japonês Ypê Nakashima, é considerado um marco da animação brasileira. Foi agraciado duas vezes pelo Instituto Nacional do Cinema: recebeu o Prêmio Qualidade e o troféu Coruja de Ouro.
Nakashima mudou-se para o Brasil em 1956. Depois de Piconzé, começou a trabalhar em seu segundo longa, “Irmãos Amazonas”, mas morreu em 1974 sem finalizar o projeto.
A primeira incursão brasileira em longas animada – ainda em preto e branco – data de 1953. Foi Sinfonia Amazônica, produzido por Anélio Lattini Filho.
2- Criação da Escola e dos cursos:
Em 1973 foi criada a “Diverlândia Piconzé”, exatamente no dia 1º de Maio “DIA DO TRABALHO” às 10 h, localizada à Rua Ceará nº 154. Nossas primeiras professoras foram: MARISA HELENA MANTOVANI, LAUDELINA TAMBURI E VANDA APARECIDA ALGARVE OLGADO, iniciando com os seguintes cursos: Jardim da Infância e Pré-Primário.
No Jornal da época “A VANGUARDA” nome que antecedeu o atual “DIÁRIO DE VOTUPORANGA”, no dia 15 de abril de 1973, saiu a seguinte nota: - DIVERLÂNDIA PICONZÉ – a “ala do refrigerante” inteirinha desta sociedade encantadora, agora terá um local cheio de diversões para passar a semana inteirinha. Acontece que os Profs. Amaury e Marlene Rugno, juntamente com outros especializados no “mundo infantil”, vão reunir todas “patotas” num ambiente “cor de rosa”. A área é de 1.000 m2, inteirinha murada, com mil atrações: piscina infantil, “play ground, gangorra, balanços, carrossel, escorregador, barras, argolas, escadinhas, etc. e tal. Tem ainda o desenvolvimento físico, com jogos e ginástica”.
A DIVERLÂNDIA PICONZÉ tem como objetivo dar tranqüilidade geral à “turminha do refrigerante” com toda segurança necessária, sem nenhuma preocupação para os papais – sempre cheios de negócios. Embora a gente jure que volta a falar da DIVERLÂNCIA PICONZÉ é interessante que o pessoal vá conhecer urgentemente. Explico: as vagas para as criancinhas são limitadas e as informações vão sendo obtidas com todos os “detalhezinhos” necessários através dos telefones 2380 e 2179. Anotem aí.
No mesmo jornal citado acima, no dia 18 de Abril de 1973 foi publicada a seguinte reportagem: - VOTUPORANGA TERÁ A DIVERLÂNCIA PICONZÉ – Numa iniciativa dos professores Amaury e Marlene Rugno está sendo montada a Diverlândia Piconzé que se destina à instrução e recreação para crianças de três a seis anos de idade, estando este empreendimento fadado ao mais completo êxito por ser inédito em nossa cidade.
O QUE É – Diverlândia Piconzé oferecerá aos seus mini associados no que se refere o entretenimento piscina infantil, play ground, gangorra, balanços, carrossel, escorregador, barras, argolas, escadinha, projeção de slides, rodas cantadas, bandinhas rítmicas, historietas musicadas etc. alem de jogos sensoriais, psico-motores e psíquicos.
Um dos objetivos dos responsáveis da Diverlândia Piconzé deve-se ressaltar, é o desenvolvimento físico da criança que depois de um período de estágio naquele centro recreativo infantil terá melhores condições para iniciar-se no primeiro ano primário porque estará física e mentalmente preparada.
Ocupando uma área coberta de 250 m2, totalmente murada, oferecendo total segurança às crianças. Diverlândia Piconzé funcionará em dois períodos – das 8 h às 11 h 30 e das 14 h às 17 h – e os interessados podem solicitar informações pelos telefones 2380 e 2179.
Após a inauguração, havia um colaborador do citado jornal o Dr. Martiniano Salgado, médico sanitarista em Votuporanga, que diariamente publicava a coluna denominada “A LANTERNA”, e exatamente no dia 03 de junho de 1973, ele escreveu: -
Souberam usar a cabeça
Aí está a “Diverlândia Piconzé”
Aqueles dois simpáticos educadores,
Preencheram lacuna aqui existente.
Meus parabéns jovens professores!
Nossa Gurizada vibra, está contente.
Vale a pena conhecer de perto,
A “Diverlândia” que eles criaram.
Deram as crianças, rumo certo.
Com ela, pais também vibraram
Tem professoras especializadas.
Brinquedos, slides, jogos, piscina.
Nela predominam, ordem, disciplina.
Dois horários foram determinados,
Para o “Piconzé”, parque de recreação.
De “Perua” seus alunos são levados.
Isso já constitui, gostosa diversão.
Tenham como prêmio o sucesso,
Os criadores dessa instituição,
Acreditaram eles no progresso,
De uma cidade em plena evolução...
LANTERNA – 03-06-1973
Vale também ressaltar nota do dia 13 de Dezembro de 1973: - Diverlândia Piconzé, mandando convite e quer ver a gente, numa linda festa de formatura, marcada para às 16 h 30, de sábado próximo. O acontecimento marca o encerramento das atividades pré-primárias que durante o ano inteirinho as 25 “patotas” receberam o diploma dos professores Marlene Alves Rugno (a diretora), Paulo Amaury C. Rugno, Laudelina Tamburi, Marisa Helena Mantovani e Vanda Aparecida Algarve Olgado. Em nossas próximas edições mando a relação dos “formandos”.
No dia 06 de Julho de 1975, foi publicada a seguinte nota: - CASAMENTO NA DIVERLÂNDIA PICONZÉ – Foi dos mais notáveis o acontecimento festivo junino realizado no dia 27, nas dependências da “Diverlândia Piconzé”, escola de recreação de nossa cidade, que atualmente congrega dezenas de crianças em idade pré-escolar. Elevado número de familiares dos alunos foram ver de perto as qualidades artísticas de seus filhos, que caracterizados deram um show. Todos foram ensaiados pela profª Marlene Alves Rugno e suas excelentes auxiliares.
O ponto alto do espetáculo foi o casamento caipira, onde a petizada mostrou que em matéria de casamento ninguém esta “por fora”. Também a quadrilha recebeu muitos aplausos. Crianças que mal acabaram de aprender a andar já dançaram a quadrilha sem embaraço. Dr. Joaquim Figueira da Costa, Ronaldo Abrão David Sayeg e José Marão Filho e respectivas esposas e muita-muita gente importante esteve presente. Parabéns aos diretores da “Diverlândia Piconzé” pelo sucesso!
No dia 25 de Dezembro de 1975, foi publicada a seguinte nota: - FESTA DE FORMATURA NO PICONZÉ – No último dia 12 no recinto da “Diverlândia Piconzé”, deu-se a festa de formatura de mais uma turma daquela escola pré-primária. Depois de composta a mesa, foi cantado por todos os presentes o HINO NACIONAL BRASILEIRO. Logo após fez uso da palavra a professora Marlene Alves Rugno que ao mesmo tempo em que se despedia dos alunos, desejava intensa felicidade. O programa constou do seguinte.
Discurso de Formatura – Ronaldo Augusto Comar Marão Sayeg;
Dia de Natal – Poesia – Rogério Sant’Ana Silva;
O Saquinho de Bombons – Poesia – Ricardo Martinez Camolesi;
A Beira Mar – Poesia – Rogério Fonseca;
Jingle Bell’s – Música – Cantada por todos os alunos;
Diálogo em Inglês – Luiz Alberto Tavares e Paulo Sergio Martins Santoro;
As Vogais – Cláudio Luis Romeiro, Luiz Alberto Tavares, Márcia Cristina Figueira da Costa, Renata Martinelli de Rezende e Renata Sanches da Rocha;
My Bonnie – Música – Cantada por todos os alunos;
Negrinhas – Poesia – Fabiana Otero Falangue e Fabíola Otero Falangue;
Querido Papai Noel - Música – Cantada por todos os alunos;
Música de despedida.
ENTREGAS DE PRESENTES
1. Melhor caderno do curso Jardim da Infância –
Período da manhã: Alessandra Cristina Padoves.
Período da tarde: Viviane Regiani de Oliveira;
2. Melhor caderno do curso Pré-Primário –
Masculino - Cláudio Luis Romeiro;
Feminino - Márcia Cristina Figueira da Costa;
Depois foi cantado “Parabéns a Você” aos garotos Rogério Fonseca e
Marcos Fonseca, aniversariantes do dia.
RELAÇÃO DOS FORMANDOS
Cláudio Luis Romeiro
Francesli Cavalin
Luiz Alberto Tavares
Marcelo Calijiuri Morini
Márcia Cristina Figueira da Costa
Marcos Fonseca
Olívio de Pierre
Patrícia Arantes Marão
Paulo Sergio Martins Santoro
Renata Martinelli de Rezende
Renata Sanches da Rocha
Ricardo Martinez Camolesi
Rogério Fonseca
Rogério Sant’Ana Silva
Ronaldo Augusto Comar Marão Sayeg
Após três anos de funcionamento, em 1976, foi criado o “Piconzé Escola de 1º Grau”, com o funcionamento de uma classe de 1ª série com 26 alunos, (tendo como primeira professora a Sra. CLEIDE GUSMÃO PERESI), localizada a Rua Pernambuco nº 4.196, em uma sala de aula alugada nas dependências da antiga FACLE – FACULDADE DE CIENCIAS E LETRAS DE VOTUPORANGA.
No dia 31 de Outubro de 1976, foi publicada a seguinte nota: - “PICONZÉ” INSTALARÁ ESCOLA DE PRIMEIRO GRAU – A organização educacional particular “Piconzé”, que já funciona há vários anos em nossa cidade, ministrando cursos para Jardim da Infância e Pré-Primário, sob a direção dos professores Amaury Rugno e Marlene Alves Rugno, atualmente funcionando à Rua Ceará, em Votuporanga, deverá ampliar as suas atividades no próximo ano letivo, com a instalação de cursos do primeiro grau, da 1ª a 8ª séries.
O processo de pedido de autorização já foi encaminhado à Secretaria da Educação através da Delegacia de Ensino de Votuporanga e deverá receber aprovação dentro em breve.
CONVENIO
A nova escola particular de primeiro grau deverá funcionar no prédio da Fundação Educacional de Votuporanga, com a qual os diretores do “Piconzé” firmaram convênio para a utilização das instalações pelo prazo de 4 anos, continuando porém a funcionar no setor de Jardim da Infância e Pré-Primário no mesmo local onde atualmente se encontra à Rua Ceará, pois ali já tem instalações apropriadas para as crianças tais como quadra de esportes, play ground, piscina, jogos e brinquedos.
No próximo ano, só funcionará as 1ª e 2ª séries do primeiro grau (antigo curso primário) para o que já estão sendo encontrados professores habilitados e competentes buscando-se assim manter a tradição de alta qualidade de ensino que vem sendo desenvolvida pela organização “Piconzé”.
FACILIDADE
O objetivo primordial dos professores Amaury e Marlene Rugno com essa iniciativa, é de dar possibilidade de continuação da educação dos alunos que cursam o Pré-Primário naquela escola, sem que haja mudança de escola e de ambiente para os estudantes. Igualmente, com o funcionamento do curso de primeiro grau junto à Fundação Educacional de Votuporanga manterá no próximo ano um curso de segundo grau que também possibilitará a continuação de todos os cursos pelos alunos até chegar ao curso universitário, no mesmo ambiente escolar, o que é considerado de grande importância no aspecto pedagógico e psicológico para os estudantes.
No dia 19 de Dezembro de 1976, foi publicada a seguinte nota: - Em fase final de aprovação curso de 1º grau do “Piconzé” – Conforme já anteriormente noticiado por este jornal, a Escola “Piconzé” que há vários anos funciona como Jardim da Infância e pré-primário em Votuporanga, sob a direção dos professores Amaury Rugno e Marlene Alves Rugno, deverá funcionar no próximo ano com um curso de primeiro grau (antigo primário) no prédio da Fundação Educacional de Votuporanga. O processo de autorização já se encontra parcialmente aprovado com a homologação de plano global de ensino e regimento interno, conforme publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15 do corrente.
O processo de autorização seguirá agora para a Secretaria da Educação que dará ainda este mês a autorização definitiva para o funcionamento do novo curso particular de 1º grau em nossa cidade.
No dia 26 de Dezembro de 1976, foi publicada a seguinte nota no jornal Folha de São Paulo: - VOTUPORANGA TEM NOVAS ESCOLAS
– A Coordenadoria de Ensino do Interior, da Secretaria da Educação do Estado, baixou portaria autorizando o funcionamento da Escola de 1º Grau Piconzé, de Votuporanga. Em outra portaria a Coordenadoria autorizou, também o funcionamento da Escola Votuporanguense de 2º Grau, mantida pela Fundação Educacional de Votuporanga, com as seguintes habilitações profissionais: Técnica em Laboratórios Médicos e Auxiliar de Laboratórios de Análises Clínicas.
Os responsáveis por esses estabelecimentos de Ensino deverão, obrigatoriamente, adequar seu Plano e Regimento Escolar às normas que forem baixadas pelos Conselhos Estadual e Federal de Educação, e às demais instruções relativas ao cumprimento da Lei Federal 5.692.
Em 09 de Janeiro de 1977, com o objetivo de despertar o interesse dos pais para o novo curso publicou no jornal local a seguinte nota: -
VOCÊ DARIA MESMO A VIDA POR SEU FILHO?
Comece desde agora, dando-lhe o curso de Jardim da Infância, Pré-Primário ou de 1º Grau (primário) que ele merece.
O “Piconzé” é uma escola tradicional, com existência consumada e educadores jovens, que darão ao seu filho o máximo de formação e o melhor da informação.
Venha conhecer nossos cursos, enriquecidos agora com o 1º Grau devidamente autorizado.
Número de vagas limitadas – Informações e matrículas à Rua Ceará, 154, fone: 22-2188.
“PICONZÉ”- UM NOVO CONCEITO DE ESCOLA EM VOTUPORANGA.
Publicado em 23 de Setembro de 1977 – PICONZÉ PROMOVE HOJE A RUA DE LAZER – Satisfeitos com os resultados alcançados na terça-feira, os diretores da Escola Piconzé promovem novamente hoje a rua do lazer, reunindo todos os seus alunos em atividades na via pública. Na quarta-feira, pela manhã, os alunos daquela escola estiveram reunidos com a supervisão de seus professores executaram diversas atividades e, inclusive, comemoraram o dia da árvore. Para hoje, novas atividades foram programadas também para a parte da manhã. Todos os alunos do Piconzé estarão reunidos na Rua Paraná, defronte o prédio das faculdades, onde o trânsito estará interrompido especialmente para esta promoção.
Consideram os diretores da Escola Piconzé que esta atividade é das mais produtivas uma vez que os alunos têm a oportunidade de desempenharem tipos variados de atividades trabalhando e divertindo-se com seus companheiros e recebendo, sempre, a supervisão de seus professores.
Publicado em 04 de Dezembro de 1977 – PICONZÉ: O NATAL DAS CRIANÇAS – O Piconzé sabe que só os “pequeninos” podem devolver no Natal seu verdadeiro significado.
Através de longos anos o Natal vem perdendo paulatinamente o seu ar de festa e seu clima de euforia. As suas músicas são pouco tocadas, as vitrines fracamente decoradas... Mas a cada dia que passa por tudo isso ele tem mais valor. Portanto a Escola Piconzé de Votuporanga estará revivendo o verdadeiro espírito do Natal.
O Piconzé programou para este fim de ano uma de suas mais belas promoções: Uma confraternização com todos os pais de seus alunos que cercados pelo lirismo de uma grande família estarão participando de um Natal, todo ele voltado para a criança. Serão apresentados pecinhas teatrais, poesias e outros folguedos e a principal figura será a do bondoso Papai Noel que virá alegrar com sua presença todos os pequeninos e... os “grandes” também. Será neste dia 10 às 16 horas, ocasião em que a Escola estará formando mais 29 de seus pupilos que também estarão homenageando os professores: Marisa Helena Mantovani, Vanda Aparecida Algarve Olgado e Marisa Marta de Assis Barcelos, inclusive os diretores do Piconzé os “titios” Paulo Amaury e Marlene Rugno.
RELAÇÃO DOS FORMANDOS
Alessandro Martinez Camolesi
Alexandre Ricardo Figueira Souza
Amaury Alves Rugno
Antonio Carlos Haddad
Celso Luiz Veiga
Dalton Vinicius Menin
Fernando Zeitune Leão Filho
Gustavo Adolfo Vinicius de Melo
Káio Aime Junqueira Comar
Luis Otávio Dalto de Moraes
Luiz Gustavo Gallo Vilela
Luiz Marcelo Pimenta e Silva
Márcio Luis Moro Peichoto
Marco Antonio Dalto de Souza
Nelson Luciano Zanini Adami
Paulo Henrique Gonçalves de Oliveira
Richard Comar Marão Sayeg
Rogério de Sá Ferraz
Rogério Ramalho Marão
Roosevelt Zancaner Berto Filho
Sergio Paulo Pontes Mendes
Alessandra Romeo
Clarissa Nabuco Leva
Daniela Dezan
Eliane Figueira da Costa
Estela Maris de Pierre
Fernanda Alves Gonzalez Vidal
Kátia Katherine de Rezende
Soraia Haddad Budaibes
Outro aspecto importante na promoção é o significado que o Piconzé tem dado em confraternizações como esta e desta vez, mais do que nunca eles vão relembrar a todos que o espírito do Natal está morrendo porque neste dia lembra-se de tudo e esquece-se do “Aniversariante”.
Em Fevereiro de 1978, a Escola mudou-se para o prédio atual situado à Rua São Paulo nº 3.942, onde se criou a primeira classe de 5ª série, formada por 35 alunos, além das quatro primeiras séries do 1º Grau. Só dez anos depois, em 1.989, é que foi criado o 2º Grau . Começou com uma classe de 1ª série do 2º Grau adotando o método do Sistema Anglo de Ensino. Nesse ano a Escola passou a ter um total de 360 alunos.
Em 1.990 foram criadas as classes de 2ª e 3ª séries do 2º Grau.
Votuporanga, Quarta-Feira, 24 de Maio de 1989 – O Jornal Diário de Votuporanga publicou a seguinte nota: - V FESTA DO CORAÇÃO – Domingo foi um dia especial para a Família Piconzé / Anglo. Nas dependências do Clube dos 40, se realizou a V Festa do Coração que reuniu todas as famílias dos alunos do Piconzé Infantil, 1º Grau e Anglo (2º Grau), num dia de confraternização e muita alegria. Estavam presentes cerca de 1.000 pessoas divididas em grupos nas cores vermelho, branco, verde, amarelo, laranja, rosa e azul. O Professor Luiz Antero dos Santos, de São Paulo, mais uma vez esteve presente com a matroginástica (ginástica entre pais e filhos), onde eles se divertiram a valer. A Profª Zezé Trindade promoveu uma divertida gincana com a participação de todos os grupos. Houve também jogo de futebol entre pais e filhos muito divertido, pois o número de participantes não tinha limites e a confusão em campo era grande, no bom sentido. Foi um dia descontraído e isto se podia notar nos semblantes dos presentes, vibração, participação, risos e uma euforia incomum.
Votuporanga, Sábado, 09 de Dezembro de 1989 – O Jornal Diário de Votuporanga publicou a seguinte nota: - III NOITE DOS BAIXINHOS DO PICONZÉ – Para uma noite de lazer e melhor entrosamento com os alunos, o Piconzé / Anglo reúne hoje seus alunos, pais e professores na III Noite dos Baixinhos. O programa inicia-se às 19 h 45 com a concentração na Praça São Bento. ÀS 20 h 15, haverá carreata até a escola. Na programação da noite consta: recreação infantil, dirigida pelos professores de Educação Física, Leopércio Bazáglia, Diná Duarte de Carvalho Sabino, Carlos Alberto Maranho e Rosangela Marão Duarte, haverá também Discoteca dos Baixinhos, chegada do Papai Noel, Lanche – Repouso e guerra de travesseiro.
Votuporanga, Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 1989 – O Jornal Diário de Votuporanga publicou a seguinte nota: - PICONZÉ APRESENTA OS FORMANDOS DA PRÉ-ESCOLA – A Escola de Educação Infantil “Piconzé”, realizou na última sexta-feira dia 08, na sede do Lions Clube de Votuporanga, a formatura dos alunos da Pré-Escola.
No evento, a apresentação de diversos shows artísticos montados e apresentados por alunos da própria entidade de ensino e ainda a homenagem, especial aos professores Paulo Amaury Rugno e Marlene Alves Rugno.
Pela turma dos formandos, coordenada pelas professoras Irani Lopes Peres Bianqui, Ilda Murari, Thereza Aparecida Alves Vidal e Vilma Aparecida Corrêa de Sales, falou como orador o aluno José Guilherme Rodrigues de Paula.
OS FORMANDOS - ALUNOS PRÉ-ESCOLARES PERÍODO DA MANHÃ
Adriana Granzotto
André Luiz Scopel
Andrea Billalba Gandini
Antonio Carlos Frederico Júnior
Antonio Carlos Roma Júnior
Bruno Bagnola Amaral Macedo
Bruno de Castro Mariano
Camila Sé Billalba
Daniel Rume Casagrande
Daniel Vilar
Guilherme Marin Martins
Henrique Avelhaneda Geanezi
José Guilherme Rodrigues de Paula
Lucas Augusto Ferreira Arroyo Marchi
Lucas Ferreira de Queiroz
Marcel Salum Fernandes
Marcelo de Paula Beretta
Marcelo Henrique Prado Reina
Marcelo Mendonça Muzeti
Moniele Ferreira Nogueira
Pedro Henrique Garcia Pascom
Pedro Henrique Torres Bianqui
Rafael Pignatari Micelli
Renata Escudeiro Marão
Ricardo Espada Arantes
Rodolfo da Costa Marão Alfagali
Rodrigo Daniel Covre
OS FORMANDOS - ALUNOS PRÉ-ESCOLARES PERÍODO DA TARDE
Camila Fernanda Prates Brunini
Carlos Eduardo de Souza Barufe
Denise Elene Reganin
Flávia Borges de Almeida Goulart
Gilson Mateus
Iara Elise de Lima Oliveira
Jociene Carla Bianchini Ferreira
Maithê Blaya Leite
Marcel de Carvalho Garcia
Marcel Wendell Zanini de Camargo
Marcos Antonio Munhoz Júnior
Mariana Stela Rondini
Matheus Paulino de Camargo
Milena Araújo de Souza
Patrícia Valéria Guerreiro do Nascimento
Paulo César de Oliveira Iamada
Raquel Carros Antonio
Rodrigo Caetano Alvito
Votuporanga, Terça-Feira, 19 de Dezembro de 1989 – O Jornal A Cidade publicou a seguinte nota: -
UMA FORMATURA COM MUITO LUXO E ALEGRIA
O Piconzé – Escola de Educação Infantil apresentou um belíssimo espetáculo no último dia 08, na sede do Lions Clube, quando realizou a formatura dos alunos do pré dos períodos da manhã e tarde.
Quem esteve presente se deslumbrou com a lindíssima decoração executada por um grupo de mães, que com todo carinho e capricho proporcionou um visual luxuoso e muito colorido ao ambiente.
A abertura do evento foi quando o apresentador João Carlos Ferreira anunciou a entrada dos formandos tocando a música Jingle Bells, após foi cantado o Hino Nacional e o orador José Guilherme Rodrigues de Paula pronunciou algumas palavras que emocionou o público.
A entrega dos diplomas foi feita pela professora Irani Lopes Peres Bianqui, que também foi homenageada recebendo buquês de flores. Na oportunidade houve uma apresentação das alunas de 3ª e 4ª séries do Piconzé / Anglo, dançando um Tango Estilizado para saudar a escola.
Aquarela do Brasil, O Circo da Alegria, Remelexuxa, Bate o pé, Rock e Tindolelê, foram as músicas dançadas pelos alunos, todos exibindo lindas fantasias confeccionadas (a maior parte) por Evanilda Pinheiro Costa. Estes quadros apresentados foram realmente lindos, pois os trajes da garotada e o talento de cada um, transformaram o palco daquela sede num espetáculo fantástico e maravilhoso.
Após 13 anos administrando o Piconzé / Anglo, o seu Diretor Professor Paulo Amaury Cappellano Rugno e a Assistente de Direção a Professora Marlene Alves Rugno, voltam as suas origens administrando somente o Piconzé – Escola de Educação Infantil, e por tal motivo foi publicada a seguinte matéria no Jornal Diário de Votuporanga, Quarta-Feira 10 de Janeiro de 1990 – LENE VOLTA AO MAR
Como começar...?!
E como o começar é sempre muito difícil...!
Mas, estamos realmente diante de uma situação difícil, delicada por demais, principalmente por envolver pessoas... De um lado, pessoas capazes, experientes (cada uma na tarefa que vem desenvolvendo), vividas e sempre bem intencionadas temos certeza. De outro lado, pessoas com todas essas qualidades e mais algumas. Pessoa “forte”, capaz de dizer um “sim, sim” e um “não, não” quando é preciso. Pessoa que não mede esforços, e que não se importa que denigram a sua imagem, para que o melhor seja realizado e, para manter de pé uma instituição. Pessoa que tem nas veias o dom de dirigir, de organizar. Pessoa que é capaz de exigir trabalhos mais aperfeiçoados, mas que também é capaz de muitas vezes se expor em elogios rasgados, para poder valorizar e estimular trabalhos bem feitos.
Nós podemos dizer tudo isso com muita segurança, pois que tivemos oportunidades de conviver de perto com essas situações.
Nós precisamos de pessoas assim, tanto mais nossos filhos que estão dando os primeiros passos na sua formação. Em dias tão conturbados como os de hoje, onde a televisão já não mostra apenas o que gostaríamos que eles vissem, onde vêem o que deveriam ver somente após a determinação de seu caráter, onde ao sair de nossos lares, se deparam com todos os tipos de dificuldades, com o agravante de ter que dizer um “não, não” às drogas.
E neste amontoado de coisas que parecem confundir o nosso raciocínio, nos deparamos com situações inexplicáveis, onde pessoa tão útil, tão bem intencionada, capaz até de abandonar a si própria em benefício de outros, é destituída de seu próprio “habitat”, sem nem sequer uma satisfação, uma justificativa que pudéssemos compreender.
Pessoas como esta, deixam marcas profundas por onde passam, marcas de desenvolvimento, marcas de progresso.
São poucas as pessoas que possuem esta capacidade. Não haveria motivos para perdermos esta oportunidade de mencionarmos e homenagearmos pessoas assim, que dirigem instituições educacionais públicas, e que a fazem “funcionar” como se fosse uma grande empresa particular, cujos interesses (os de fazer funcionar), retornam, em benefício maior, em seu próprio favor. Não é difícil enxergarmos esses valiosos trabalhos. E por coincidência, também são mulheres que os dirigem.
Sinceramente, não estamos aqui para desprestigiar, nem desvalorizar trabalhos e pessoas e sim, para ressaltar a grandeza de intenção, o amor à causa e a fidelidade à educação de pessoa que sempre teve como meta, “o melhor ensino”, “a melhor educação”.
E assim queremos fazer o nosso apelo às autoridades competentes, que parem alguns minutos, pois que é no repouso da alma que conseguimos a sintonia para ouvirmos os acordes da melodia, e que repense essa situação e, pensando apenas em nossas crianças, façam retornar à nossa querida escola, esse “grande valor”.
Regina Celis de Queiroz e Silva, pelos Pais de Alunos da Escola de Primeiro Grau Piconzé.
Votuporanga, Domingo, 06 de Maio de 1990 – O Jornal Diário de Votuporanga publicou a seguinte nota: - PICONZÉ COMEMORA 17 ANOS
A Escola Piconzé está comemorando 17 anos de atividades educacionais em Votuporanga, e conta agora também com curso do colégio Anglo, que veio fortalecer a rede e o sistema de ensino, desta que é uma das principais unidades escolares da região.
Seus Diretores Professores Amaury e Marlene Rugno dedicam tempo integral à escola e além da parte educacional, também promovem atividades extraclasses e de lazer, buscando assim maior entrosamento entre escola-família. – Atento às datas comemorativas do ano, sempre procura fixar nas crianças, a importância cívica destas datas, com quadros ilustrativos. – Todas as atividades como a Festa da Páscoa, Festa do Coração, Festa Junina, Festa de Encerramento do ano, contribuem muito para que a família Piconzé participe dos eventos da comunidade sempre com grande destaque. Também neste dia 1º de Maio o Piconzé Infantil inaugurou sua nova unidade de atendimento aos pais, anexa à escola. – De parabéns estão seus diretores Professor Amaury e Marlene Rugno, fundadores de uma instituição que é hoje um modelo regional.
Votuporanga, Quarta-Feira, 27 de Junho de 1990 – O Jornal A Cidade publicou a seguinte nota: - FESTANÇA NO ARRAIAL DO PICONZÉ.
A decoração estava perfeita, muito colorida, bandeirinhas, flores, pipoca, amendoim, algodão doce, refrigerantes, quentão e muitas outras delícias fizeram da Festa Junina do Piconzé – Escola de Educação Infantil, um evento bonito e muito animado.
Houve apresentação de versinho, casamento caipira, onde os noivos foram: Sergio Felício Belmonte Petrilli e Marília Paulino Camargo, Marcelo Riva Lopes e Carla Andries Crês, números de danças incluindo a Lambada, quadrilha e o grande baile com a participação de todos os alunos do período da manhã e tarde.
Todas as crianças estavam lindamente a caráter, e os pais (super corujas) não deixaram de registrar um só momento de seus filhos, tanto em filmagens como em fotos.
Votuporanga, Domingo, 11 de Dezembro de 1990 – O Jornal Diário de Votuporanga publicou a seguinte nota: - PICONZÉ – FORMATURA COM MUITO LUXO E ALEGRIA.
O Piconzé – Escola de Educação Infantil realizou na última sexta-feira na sede do Lions Clube de Votuporanga um belíssimo espetáculo de cores e luzes que foi a formatura da Pré-Escola.
Quem esteve presente se deslumbrou com a decoração que esteve a cargo da Empresa Arca dos Sonhos que proporcionou um visual colorido e de muito bom gosto, usando bonecos e 1.000 bexigas em dégradé.
A abertura do evento foi feita pelo Diretor da Escola, o Professor Paulo Amaury Cappellano Rugno que anunciou a entrada dos Formandos tocando músicas de Natal que emocionaram grande número de pais e familiares que lotaram as dependências do Lions Clube.
O Hino Nacional foi entoado logo em seguida por todos os presentes.
Falou em nome dos Formandos a graciosa aluna Cynthia Dela Cruz. A entrega dos diplomas foi feita pelas professoras Irani Lopes Peres Bianqui e Cassilda de Jesus Ribeiro Dacal. Ainda foi feita uma homenagem aos Diretores da Escola que receberam da comissão de mães um porta retrato contendo uma foto de todos os Formandos de 1990.
A parte alta do evento foi à apresentação feita pelos alunos da Escola ensaiados pela coreógrafa Ilda Murari que dançaram Lambada da Alegria, Quatro Semanas de Amor, Jaspion, Me Chama Que Eu Vou, Samba da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense e um Tango que encerrou a noite com os familiares aplaudindo de pé as apresentações.
Destaque especial ao luxo e bom gosto de todas as fantasias.
O discurso de encerramento foi feito pelo aluno Thiago Fernando Segura Butarello que deu um show de inteligência e sabedoria.
Os professores e funcionários foram muito homenageados e no encerramento da festa ao som de músicas natalinas todos os alunos entregaram flores para as mamães.
Formaram-se na Pré-Escola do Piconzé 50 cabecinhas que pela formação que receberam estão preparados para a alfabetização e desvendar o mundo do saber.
De parabéns aos organizadores da Festa orientados pelas Sras. Mirley Aparecida Pignatari Beretta, Shirley de Fátima Segura Garcia Butarello, Carmem Silvia Rossi Facchini e aos Diretores Professor Paulo Amaury C. Rugno e Marlene Alves Rugno que encerram mais um ano provando a organização e eficiência do Piconzé que é um cartão de visita de Votuporanga e região.
OS FORMANDOS DE 1990 SÃO:
Aline Camargo
Ana Porto Vieira
Antonio Augusto Barbeiro Arroyo Marchi
Caio Ernane de Lima Pereira
Carla Renata Neves Damasceno LIMA
Cynthia Dela Cruz
Douglas José Gianoti Junior
Elcio Gonzalez Lopes Filho
Euclides Facchini Neto
Fabíola Cristina de Mello
Fernanda Guidorzi Gurther
Gabriel Dal Médico Hirsch
Guilherme Scandelai Neto
Henrique Felix Fernandes Souza
Ivan Arbelli Segura
Jaqueline Pianta Pereira
Jorge Luiz Barbieri Gallo
José Jair de Oliveira Júnior
Juçara Beretta
Juliana de Cássia Fernandes Dias
Juliano Carlos Sales de Oliveira
Larissa Ota
Liana Folchini Fernandes
Liane Billalba Carvalho
Ligia Paula Belucio Pereira
Marco Túlio Mello de Paula Ribeiro
Marcos Augusto da Silva Scaranello
Marina Arroio Seba
Matheus Bertolassi Regiani
Maurílio José Goeldner Ferreira
Mirelle Cristina Lopes Poloni
Natália Machado Figueiredo Faria
Paulo Roberto Albertoni Júnior
Pedro Augusto Mota de Souza
Rafaela Lima Gonçalves
Renan de Queiroz Paes e Silva
Renata Peres Neves
Ricardo Ciliano de Carvalho
Ricardo Luiz Ferraz Sforza
Talitha Tonini de Oliveira
Tatiane Saraiva dos Santos
Tatiene Karine Ferreira de Souza
Tatienne Neder Figueira da Costa
Thaiara Cardoso de Carvalho
Thaise Maria Tobal
Thiago Fernando Segura Butarello
Thiago José Guerreiro do Nascimento
Verena Carvalhal Garcia
Victor Hugo Marcoviq Borges
Wesley Souza Furtado