É DE PEQUENO
QUE SE VIRA FERA.

Novidades

Vacinação contra a Poliomielite segue até dia 30


A 1.ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil, seguirá até o próximo dia 30. A Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar 4.545 crianças menores de cinco anos em Votuporanga. As equipes estão espalhadas pela cidade e na zona rural oferecendo as doses de forma gratuita.

Este ano, a campanha tem como tema a Copa do Mundo e o slogan traz a mensagem “Vacinou é gol”, que lembra a importância da imunização, já que somente a prevenção por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença.

Os pais devem procurar o atendimento, das 8h às 17 horas, nas Unidades de Saúde, Praça Cívica (Matriz), Supermercado Porecatu (Avenida Brasil) e em horários diversos nas zonas rurais. O personagem da campanha, Zé Gotinha, percorrerá os locais de vacinação chamando a atenção da comunidade.

A segunda etapa ocorre em 14 de agosto. É imprescindível que as crianças sejam vacinadas nas duas fases. Os interessados devem levar a carteira de vacinação, no entanto, a apresentação do documento não é obrigatória. Mais informações pelo telefone 3405-9787.

Paralisia Infantil
A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo. Ela é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, desde 1988 o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

Fonte Diário de Votuporanga 09/06/2010